sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sou polêmico. Ou, não seria o Guerreiro.


Bom dia!!!
Estamos em pleno feriado prolongado.
Fui questionado por amigo a respeito de meu último comentário que escrevi e por outro, comentário que sequer alinhavei.
O questionamento era a respeito de ter eu afirmado que o Brasil é o único País do mundo que pode plantar e colher nas quatro estações do ano. Outros países também possuem o mesmo clima e solo fértil. Não afirmei que o Brasil é o único que possui.
Afirmei que é o único que pode. E, por quê?
Porque possuindo vasto território, pode promover à exploração todas as atividades que bem entender que ainda sobra terra. Falta vontade política.
Outros países que possuem o mesmo clima e as mesmas terras férteis, se tentassem explorar todas as atividades, teriam uma pulverização de suas economias.
No máximo podem explorar quatro ou cinco atividades de forma racional e produtiva.
Os países que possuem extensão territorial como a nossa não possuem condições climáticas e de solo favoráveis e férteis.
Mas, o questionamento mais veemente, foi sobre o feriado de 21 de abril.
Algumas coisas que ouço desde criança, ao entrarem pelo ouvido são barradas no cérebro. Não batem!!!
Toda essa história de Mártir da Independência do Brasil, não são bem aceitas pelo meu teimoso raciocínio. Então vejamos:
É inegável que havia um sentimento de libertação a nível Nacional.
Também é inegável, que brasileiros que não conseguiam ir para Coimbra, estudavam mesmo nos EEUU e de lá voltavam entusiasmados com a independência daquele país.
Porém, os ânimos acirrados estavam no triângulo mineiro. Não na província. A razão era a derrama. E, se havia exaltação de ânimo, era dos exploradores de ouro e pedras.
Não vou ficar repetindo história que todos já estamos cansados de saber.
A intenção era proclamar a independência da República do Triângulo Mineiro e, portanto, nada tinha a ver com o Brasil. Ao contrário. No século anterior, em 1641, São Paulo já havia aclamado Amador Bueno da Ribeira, Rei de São Paulo, separado do Brasil. Esses movimentos, se bem sucedidos, teriam transformado o Brasil em dezenas de países pequenos e sem expressão, com o risco de até hoje, Portugal ser dono do Centro-Oeste e da Amazônia. Pior. Retalhado e dividido, também poderíamos pouco mais de meio século mais tarde, todos nós sul-americanos, transformadas em meras colônias paraguaias, quando do sonho insano e expansionista do, não menos insano que o sonho, Ditador Francisco Solano Lopez. Aliás provou logo no início desejar a América do Sul só para si, pois invadiu o Mato Grosso no Brasil e Corrientes na Argentina. Seu próximo passo, seria a tomada do Rio Grande do Sul e Uruguai.
 Logo: foram movimentos separatistas, mesquinhos, individualistas e antipatrióticos à medida que não pensaram no Brasil como um todo. Só num bom ganho político!!!
Mas, o Brasil procura heróis. Como não os tem, os constrói de barro.

Ora, Bolas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário