quinta-feira, 28 de abril de 2011

Guerreiro é Guerreiro!!!

Bom dia!!!
Sempre quis escrever alguma coisa sobre Ronaldo Luiz Nazário.
Embora, minha carreira no futebol tenha encerrado aos 16 anos, 192 gols marcados, ambidestro, com meu pé virado ao contrário por uma solada, a maioria dos gol's de cabeça, porque minha impulsão era muito maior (embora "meio kilo" sou vice-campeão santista de vôlei), nunca achei-me ao nível de comentar futebol.
Pior. Nunca achei Ronaldo "fenômeno" algum dentro das quatro linhas. Fenômeno, para mim, era Servilho, Garrincha, Júlio Botelho, Luizinho, Claúdio Cristóvão Pinho, Mazola, Canhoteiro, Ademir da Ghia, Vasconcelos, Afonsinho (não o do Vasco e Santos. Estou falando de Afonsinho da A.A. Portuguesa e do Santos F.C da Época de 50), Lorico(faleceu dias desses, vítima de câncer de próstata), Dirceu Lopes, Willians( Atlético Mineiro da Década de 50) estou falando de Zito, o Sr. Capitão José Eli de Miranda do Santos e de duas Copas do mundo: 1958 e 1962. Estou falando de Clodoaldo e Carlos Alberto Torres que carregaram 8 tropeços nas costas e nos troxeram a Copa de 70. Estou falando de Newton Santos, estou falando de de Pinga do Vasco na década de 50. Estou falando de Dener, Pagão, Coutinho, Ivair. E tantos outros craques que enxeram nossos olhos de pintura e belezas que só eles podiam pintar.
Mas, Ronaldo chamado fenômeno, embora não nos campos de futebol como homem foi realmente, muito maior!
Se Ronaldo retornasse ao Brasil, não tenho dúvidas, no Palmeiras, no São Paulo, no Santos, certamente, ainda estaria desfilando sua categoria por mais quatro ou cinco anos.
Vejam o Santos. Contratou Edu Dracena contundido. Quanto tempo Edu levou (caíram 03 técnicos) no Departamento Médico e na recuperação física? Hoje, em campo, seu futebol e sua liderança, quantos títulos o SFC ganhou em curto espaço de tempo?  E mais recentemente, Paulo Ganso, problemas de cirurgia no joelho, enquanto não teve condições físicas, não entrou em campo. Assistiram o golaço dele de ontem?
Ronaldo, não! Primeiro porque a Europa o fez ganhar massa muscular.(Ué! É jogador de futebol ou gladiador?) Por isso, que a Europa além de ter menos Copas que os sulamericanos, não tem cintura. Eles inventaram (Mentira: Quem inventou foram os chineses há cinco mil anos atrás) e, nós inovamos.
Ronaldo veio para o "Curintia". Quem é o "Curintia" além de um clube esmolante, que precisa de uma Copa, para o Governo Federal lhe construir um estádio, que nunca teve capacidade para construir, embora sempre tivesse as maiores rendas. Nada!
Ronaldo superou todas as adversidades que um profissional pode ter.
Suas lesões nos joelhos, fosse outro estaria aposentado há muitos anos. Não só dentro do gramado. Venceu, críticas, fofocas e difamações. E quem de nós não sofreu esses ataques de invejosos e incompetentes e caluniosos? Armações? Lembram o travesti que quis dormir com ele, não conseguiu e, levou uma grana da imprensa para dizer que dormiu?
Foi alcunhado de "Ronalducho", por ter um médico incompetente do "curintia" não detetar sua doença, e dizer que ele alimentava-se mal? E as contusões? Quando deram a ele nesse "timeco" de várzea, tempo para preparar-se fisicamente para voltar em forma? Fora de forma, novas contusões!
Mas, Ronaldo como homem é único. Como você, Ronaldo, sofri todas as injustiças, todas as difamações e todas as mentiras que gente pequena, incompetente e invejosa pudesse conceder. Só não tive meu nome escrito nos muros de "chiqueiros codenominados" em Estádio! Tiro meu chapéu!
Agora, mais uma vez, você como empresário, quer ajudar o "curintinha", trazendo astros para ali jogar! Onde???
Como um amante de uma "prostituta rampeira" qualquer, depois de todas as injustiças sofridas, ainda quer ajudar o "curintinha".
Ninguém merece mais! Nem eu!!! A ti, hoje, minhas homenagens! Agora, sim. Um fenômeno! Capaz de perdoar (Quiçá, tivera!).
Cara! Tiro o meu chapéu! Transfiro a você o apelido de "O Grande Guerreiro".

Ora Bolas!!!

2 comentários:

  1. Companheiro, que rebeldia toda é essa?
    Você já tem idade para assumir suas vontades, seus desejos. Não precisa continuar torcendo para o Santos e odiando o Corinthians como seu pai te doutrinou.
    Vamos lá, vista a camisa do Timão!!! Vá nesta próxima final e solte o grito que está preso no seu peito há tantos anos! Assuma esta sua paixão pelo Corinthians. Você merece. Já sofreu muito. Liberte-se.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai era Brioso, assim como eu, portanto, o que quer que o Santos faça, não é da minha conta.
    Cometi um erro imperdoavel. Clodoaldo,Everaldo, Rivelino e Carlos Alberto carregaram 07 tropeços as costas e não 08.
    Isto não muda minha posição de que um governo construa um estádio para um clube que durante um século, foi quase totalmente campeão de renda. Se não sabe o que fazer com o dinheiro que se lixe! Dinheiro público é para Saúde e Educação
    Este comentário, está um pouco atrasado. Foi da homenagem que fiz ao Ronaldo.
    Você não tem lido meus comentários... sendo assim, perdeu o "Bonde". Se você mora em Jaçanã e perder esse trem que sai agora as 11 horas, só amanhã de manhã!!!

    ResponderExcluir