quarta-feira, 1 de setembro de 2010

3º Problema Naconal - O Populismo Carismático - Continuação

Alguns amigos através de email particular, interrogaram-me sobre os artigos que venho postando.

Se o terceiro Problema Nacional é o populismo carismático, o que está levando-me a citar líderes de fora do País?

Simples. A ansiedade do desfecho de minha tese é grande! Mas, se escrevesse em um só artigo, tornaria uma leitura cansativa e muito pouco atrativa. Depois porque quero obrigar um exercício de raciocínio.

Assim....

Mao Tse Tung também foi de origem humilde. Fundou o Partido Comunista Chinês em 1921. Aliou-o ao Partido Nacionalista de Chan Kai-chek e ao despontar como lider nacional, atacou com guerrilhas o PN. Em 1945 foi eleito presidente do Comite Central do Partido Comunista. Em 1949 proclamou a República Popular da China, assumindo a presidência. Aí a coisa começou a mudar. Foi denunciado pelos orgãos internacionais, a matança de velhos( "imprestáveis para o trabalho ") dos deficientes, (peso para o Estado sustentar), a oposição e, podou a imprensa livre. Começou a cair quando por despreparo, decretou o Plano Econômico em 1958 denominado " O Grande Salto ". E foi! A China saltou economicamente para o abismo!!! Mas, não era o fim de Mao. Como Napoleão, continuava contando com maciço apoio popular e mesmo reprovado pelo próprio partido continuava influente. Em 1968 destituiu seu sucessor Lin Biao e com o apoio das Guardas Vermelhas ( seria de sangue???) atacou os intelectuais e isolou a China do resto do Mundo retomando o Poder o que custou vidas em número incontável. Nos últimos anos com a saúde debilitada caiu por pressão do partido e do "grupo dos quatro" mas, não sem antes exportar esse modelo sórdido para países do terceiro mundo entre eles o Brasil cujos adptos militam na política hoje.

Adolph Hitler

Nunca entendi. Seu pai era Alois Headler. Tinha vergonha do pai, ou era o contrário?

Cabo da Primeira Grande Guerra, socialista por formação, iniciou seus primeiros passos políticos no PT - Partido dos Trabalhdores. ( ???.....) que mais tarde com o apoio popular trocou o nome para NAZISTA, uma confluência do Socialismo.

Esta história todo Mundo conhece. Juntou-se a Benito Mussuline ( outro Socialista que usava o nome de Fachismo- Ditador da Itália ) e Francisco Franco, Genaral de Brigada que aplicou o Golpe na Espanha, também socialista e, de tão frio e dasagradável que o Monstro do Século, A. Hitler asssim referia-se a êle: -" É tão desagradável que é preferível arrancar cinco dentes que ter um encontro com êle". Naquele tempo, não usava-se anestesia. Usava-se clorofórmio. Fui operado da garganta aos seis anos com essa prática. E lembro-me de cada momanto da extração das amígdalas. Só fiquei dopado. Dêle nada preciso falar. Os horrores por êle praticados retratados em .....GUERNICA de Picasso.


Getúlio Vargas era simpático ao Fachismo!!!

Por hoje chega! Continuo sexta-feira.

Ou acordo este País, ou o desastre que aponta no horizonte será inevitável!

Ora, bolas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário