quarta-feira, 22 de setembro de 2010

3º Problema Nacional - Populismo Carismático

Após a ditadura, o populismo que o País achava-se livre, retornou ao poder na nefasta figura de José de Ribamar alcunhado de Sarney - para mim verbo e portanto, Sarnei - o Presidente da República denunciado pela imprensa como responsável por um escândalo de Corrupção por dia do ano.

Em seu Governo, excetuando-se os planos econômicos tirados da cartola, tivemos inflação de até 1 000% em um ano por absoluta falta de experiência,  por completa incompetência  e  por arrogância.      

Medíocre como político e, de cultura duvidosa, conseguiu eleger-se senador após deixar a presidência, pelo Estado do Acre porque nem pelo Maranhão seu Estado Natal, seria eleito. Enfim, um Governo que o País gostaria de esquecer, não fossem os livros de história.  Um homem que hoje, amordaça a imprensa deste País atraves da "justiça" impedindo publicação de seus desmandos, improbidade e corrupção, dele e de toda sua  corrupta família.

 Sucedido por outro populista medíocre, Fernando Collor de Melo, uma fralde espelhada em Jânios Quadros, criou o Marketing político, onde um populista qualquer poderia passar-se por carismático, desde que formado pela Grande Mídia. Apeado do poder por suas atitudes grosseiras e pela Corrupção reinante acabou indiretamwente salvando o País. Destituido do poder, assumiu a Presidência da República em completa crise o Exelentíssimo Sr. Dr. Itamar Franco, com minoria no Congresso, nem populista tampouco carismático,  com risco de outro Golpe militar, uma inflação de 46% ao mes. Aquietou a sociedade, Adquiriu por seu atos o respeito das Forças Armadas, mostrou aos políticos corruptos e populistas que quem mandava era êle. Deixou o poder com pouco mais de dois anos, deixando-nos um legado de prosperidade, um plano econômico que alavancaria o País, pelo menos nos próximos 50 anos e resistiria a qualquer crise pelos próximos 30. Deixou o Governo sem escândalo algum de corrupção, uma inflação de 9% ao ano, assim como um crescimento de 5,9%, crescimento este, não atingido por nenhum dos seus dois sucessores e uma lição. Quando o cidadão é honesto e competente não precisa de 04 nem de 08 anos como Presidente da República. Só precisa de dois anos para governar. Não precisa torrar dinheiro público em propaganda, repetindo mentiras para virar verdade, não precisa de falácia nem demagogia barata,

Ensinou este País de memória curta e alienado que para ser Presidente da República, só precisa ser homem na acepção da palavra.

Sucedido por Fernando Henrique, que pilotou o Brasil no piloto automático do governo anterior,chegamos ao atual governo do Sr Luiz Ignácio da Silva, capítulo especial e final da série de populismo carismático, nesta 6ª feira.

Entendam nas entrelinhas o que estou vos alertando.

Ou desperto este País ou o perigo que espreita no horizonte será inevitável.

 Ora, bolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário