domingo, 29 de agosto de 2010

3º Problema Nacional. O Populismo e o Político Carismático

Estava eu comentando quarta-feira, sobre a venda da Córsega, pelos italianos para a França, terra natal de Carlos Bonaparte ( genitor de Napoleão) e do próprio Napoleão que resultou no caráter e na formação do carisma e populismo do Imperador, extrememente danoso à França.
Mais recentemente (1865) surgiu Francisco Solano Lópes, no Paraguai com a morte de seu pai (coincidentemente) Carlos López.
Mimado, teve seu grau de generalato colado pelo Ditador-Pai aos dezoito anos de idade sendo apenas um burocrata. Aventurou-se a dominar a América do Sul  alicerçado na arrogância adquirida em sua alta popularidade. Assim como Napoleão Bonaparte "esmagou a oposição " indo mais longe. Mandou matar os irmãos e mantinha sua mãe e suas irmãs presas e torturadas por acusação de conspiração. Cinco anos bastaram para que o Paraguai sofra até os dias de hoje sua aventura.
|Isto demonstra que não é a pobreza que cria o caráter populista, ditatorial ou carismático. É inerente do populista e carismático independente de sua classe social. A vaidade e o poder criam o Ditador. " O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente" Esta frase atribuída ao Barão Acton, na realidade foi plageada de Alexandre II da Rússia segundo alguns, revela que a aprovação popular forjada no marketing é terrivelmente perigosa.
Outra figura histórica catastrófica a economia de seu País foi com certeza Mao Tse Tung. cuja ascenção correu quase paralela a Adolf Hitler. Mais dois exemplos de Populistas Carismáticos altamente danosos a Economia de seus países.
Quarta-feira voltamos a conversar. Ou entendemos o perigo deste tipo de político ou também um dia nosso País poderá correr sério risco...ora, bolas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário