domingo, 5 de setembro de 2010

3º Problema Nacional - Populismo Carismático

Dois artigos simplesmente desapareceram de minhas publicações. Para os acompanhantes que agora iniciam a leitura, farei breve resumo para que possam entender o que venho escrevendo e minha linha de raciocínio.
1) Espectativa e decepção com os candidatos(as) a Presidência da República demonstrando despreparo, divulgam o tempo integral verbas para Educação, Saúde e Segurança como se dinheiro solucionasse o problema, sendo que estes três tópicos são consequencia e não causa.
2) Primeiro grande Problema Nacional - Migração Descontrolada abordava a migração para as grandes cidades do País sem preparo ou programação.
Assim que puder, volto a publicá-los na íntegra.
Citei o Populismo Carismático a partir do final do século 18 (1700/1799) que se alastrou como praga pelo mundo. Assim ressurgindo com muita força entre os anos 1900/1950.
Os danos que trouxeram foram enormes em alguns casos não só do País cuja população se deixou seduzir.
O comportamento do Populista Carismático é sempre o mesmo:
1)Toma medidas simpáticas a população carente até chegar ao topo de aceitação popular( Hitler tinha além de 90%).
2)Cala a Imprensa ou usando a Ditadura Econômica ou através de leis draconianas.
3)Desenvolve um sistema de Propaganda baseada na premissa de Adolph Hitler onde a " mentiras repetidas muitas vêzes viram verdades". Daí a propaganda política forte.
4)Depois no poder já absoluto, esmaga as oposições, cala a imprensa e, promovem (já que não possuem oposições para alertar) planos mirabolantes econômicos sendo que alguns, e aí reside o perigo, acalentam sonhos expansionistas geralmente inatingíveis. Quando deixam o poder fica um rastro de destruição (que torna-se então domínio público, tardiamente) dificilmente superados por seus sucessores ou gerações futuras.
Como o Populismo Carismático não foi exclusividade do povo francês (1700), paragaio (1800) chinês - Mao, alemão - Hitler, italiano - Mussuline, espanhol - Franco(1900) também alastrou-se pela America do Sul.
No Brasil, em 1930 sobe ao poder Getúlio Dorneles Vargas através de um golpe militar.
Encantado com a riqueza de São Paulo, tentou dividí-la para o Brasil. O máximo que conseguiu foi levar a miséria do Brasil para São Paulo.
A êle são atribuídas duas frases:
1 - "Aos amigos tudo. Aos inimigos a lei.
2 - "Lei? Ora a lei!"
Caudilho, perseguiu ferozmente a oposição. Simpatizante do Fachismo de Mussulini, deportou Olga Benário Prestesentregando-a aos Nazistas ( não era criminosa nem guerrilheira. Só era comunista ) e, esposa de Luiz Carlos Prestes que lutara com sua coluna, ao lado de Getúlio na Revolução de 1930. Grávida de uma filha brasileira, para ser executada pelos alemães depois do nascimento de sua filha Anita Leocádia Prestes, acusada que era de judaismo e comunismo.
Deixou o poder em 1945 derrubado por golpe militar, retornou com o apoio popular em 1950 como Presidente da República, Suicidou-se após a denúncia do Jornalista Carlos Lacerda, da fabricação de notas de mil cruzeiros, falsas, a noite, com matrizes da Casa da Moeda, nos porões do Palácio do Catete, sede então, do Governo Federal quando no Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto de 1954, dia que o Brasil teve três presidentes.
Seus Governos foram marcados também pela decadência dos bons costumes que hoje se alastra pela política Nacional.
Continuo amanhã apontando populistas carismáticos do País.
Ou acordo este País, ou o desastre que aponta no horizonte será inevitável!
Ora, bolas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário