domingo, 8 de agosto de 2010

A expectativa e a decepção

          Bom dia!
          A principio, a intenção era transcrever o tão esperado debate dos presidenciáveis. Desisti.
          Afinal, fora a troca de  gentilezasentre candidatos - quando Dilma começou a tropeçar nas próprias  palavras, Serra  socorreu incontinenti, trazendo-a de volta ao Debate - o enfrentamento de idéias ficou para mais tarde.
          O que ficou claro, foi a falácia da qual a minha paciência está esgotada desde a década de 60 e a de meu velho pai estava esgotada desde 1930. A tônica dos candidatos, foi repetir velhos chavões de suas candidaturas passadas (ou repetir a falácia de candidatos anteriores).
           Fala-se em Saúde, Educação e Segurança, em procedimento igual aqueles médicos de Pronto Socorro que receitam Sedalene para dor de cabeça provocada por doença do fígado. A raiz do problema não é atacada. Não é despejando toneladas de reais ( pior, D. Dilma promete trocado - 6 % do Pib para educação, como se fosse um milagre. Pasmem!!!) que o problema desse trinômio será solucionado. É com inteligência.
            Deitam falação em verbas quando o problema é de estrutura.
            Se  chegarem a conclusão que já cheguei há anos e anunciar as medidas, perdem a eleição. Se não anunciam e são eleitos e colocarem em prática, perdem a popularidade. Assim, mais cômodo é praticarem esse populismo retrógrado que fêz com que o Brasil perdesse os últimos dezesseis anos e, deverá perder outros tantos. Desgraçadamente, pagamos duplamente por ele. Na carne e nas verbas públicas gastas exacerbadamente na mídia. Já deveria estar proibido. E já estaria se tivéssemos Congresso. Assim, também nas estatais. O " homem público " quando ocupando os cargos executivos em todos os níveis, nada mais faz que sua obrigação. É regiamente pago pela Nação, pelo Estado, ou ainda pela Cidade e, portanto, não tem o direito de torrar verbas públicas para informar o que fêz ( ou criar o que não fêz ) tanto quanto seus parceiros nomeados nas Estatais. Todos são regiamente pagos para trabalhar, o que não é merito algum. Demérito seria que nada houvessem feito. Na verdade, falta inteligência, ou vontade política. Como o mais bobo político " conserta relógio com luva de boxe no escuro" falta de inteligência com certeza não é
            A verdade dos fatos é:
            - A Educação está falida.
            - A Saúde é uma lástima.
            - A Segurança inexiste pela ausência das anteriores somadas a degeneração de valores, principalmente, o caráter.
            Por falar em degeneração de valores, causa espécie os quatro principais candidatos, tendo participado dos últimos dezesseis anos de Governo, nada solucionaram tendo agora,  todas as equações para todos os problemas.
            Esse primeiro Debate deixou três coisa muito claras:
            - PT, PSDB e seus aliados incluindo o PV são o mesmo time, fazendo um treino a cada quatro anos para definir o time principal e o banco de reservas.
            -  Podemos esperar do País exatamente o que estamos assistindo nos últimos 80. 
            -  Não há interesse de extirpar o nosso Câncer Social.
            Como não há interesse da exposição de nosso Câncer Social pelos políticos estarei a partir de quarta-feira colocando o "bisturi na doença" apontando não somente o erro. Mas, principalmente as soluções.
            Se ninguem o fizer, em breve, estaremos anunciando " Brasil. Potência do ano 3000".                        
            Ora, Bolas!!!

Guerreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário