segunda-feira, 23 de agosto de 2010

3º Problema Nacional - O Populismo e o Político Carismático.

Sou avesso a qualquer tipo de Populismo. Quando vem acopanhado de carisma, é uma catástrofe.

Antes,  duas homenagens póstumas. A primeira, para D. Alice, minha mãe que escreveu sua vida em 96 anos. Graças a ela e a "Seu" José, com erros e acertos criaram-me com esta Têmpera dos fortes. Aquêles que não se abatem nas adversidades. Daquêles que pouco se importam de ser minoria! Descanse em paz D. Alice. Encontre agora o "Seu" José, como era o desejo dêle!!!
Minha segunda homenagem vai para o escritor Yves Hublet aos 72 anos. Para quem tem a memória curta, Yves foi aquêle idoso, indignado que "desceu a bengala" no corrupto desclassificado Jose Dirceu. Para quem esqueceu é mais uma morte misteriosa para ser explicada quem sabe um dia. Quem interessar-se pelo mistério de sua morte solicitem pelo email slbastos.bastos@gmail,com, antes que seja tarde!
Mas, voltando ao artigo ( como dizia o poeta - O TEMPO NÃO PÁRA ), história mais recente nos revela primeiro, Napolao Bonaparte - Napo (nariz) leone(leão) di ( de) Buona (boa) parte(dispensa tradução)
 Ora, se o "seu" José houvesse me batizado com o nome Boa Parte do Nariz de Leão, eu também, haveria de ter declarado Guerra ao mundo.
 Mas, nascido pobre filho de italiano que levantou-se em armas contra a venda para a França ...e perdeu, Carlos Bonaparte foi deportado com a família para Toulon, onde por força do armistício assinado, recebeu toda assistência do governo da França. Incluindo estudo.( e os outros???). Ocorre que o megalomaníaco Napoleão surgiu formado nas forças francesas. Com 60% de apoio popular tornou-se Consul. Com a subida de popularidade, tornou-se Napoleão I. Mesmo tendo perdido a guerra no Egito (" Do alto dessas Pirâmides 40 séculos vos contemplam" - como todo demagogo falava o que os incautos gostavam de ouvir). Se vocês tiverem lembrança de outro lider político Nacional é mera considência!!!. Depois de Tirano, cerceou as liberdades, massacrou as oposições que cobravam suas promessas e como todo Populista carismático, levou a França, uma catástrofe econômica , fora a vegonha das derrotas. Muito próprio um populista carismático.
Cem anos após, iniciou-se a era dos Populistas carismáticos. Citarei Solano, Hitler, Mussuline, Mao Tsé Tung, Vargas entre outros.para não tornar-se leitura cansativa dividerei em capítulos, uma forma de alertar o Brasil e América do Sul para o que a Europa e Ásia estão vacinados a quase um século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário