quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aparecida do Norte. Um caos - Parte II


Boa noite!!!
Com certeza, a Arquidiocese de Aparecida do Norte, não tem mais a menor condição de cuidar do complexo da Igreja!!!
Necessitamos urgente de uma parceria , do Governo do Estado, a Prefeitura Municipal e a Arquidiocese!
Relatei que as incertezas levaram-me, eu e minha filha, a cidade de Aparecida do Norte, mais de meio século após a minha primeira visita.
Em minha mente, visões da infância, onde o Santo de Deus com quase oitenta anos, não em Aparecida, mas em Tambau, o Padre Donizzete, com sua persistência, atendia filas de romeiros, diuturnamente, curando em nome de DEUS.
Esperava eu, entrar na basílica, invocar a Deus, orar e aguardar um sinal. Aparecida será Idólatria???
Infelizmente, neste meio século tudo mudou!
Uma casa de oração tem duas obrigações para os fiéis!
Para os Católicos Romanos, a primeira obrigação é a Santa Missa!!!... A Segunda é orar.
Nos dois casos, o encontro com Deus em Aparecida do Norte, é impossível!!!
A Arquidiocese convoca uma romaria onde os páteos de estacionamentos de A a G ficam totalmente tomados de ônibus de Romeiros. É ululante, que nem 10% vai poder assistir a Santa Missa!
Então, você assiste a um espetáculo Dantesco, de senhoras com crianças no colo e nas mãos, são literalmente esmagadas por gente sem educação, nem civilidade, tampouco cultura, muito menos formação pessoal e religiosa e, portanto, desconhece respeito e o que seja um local sacro. Por isso, os palavrões nas áreas contíguas a Igreja!
Levam no peito a tudo e a todos, achando que a Santa vai ajudá-los a resolver, os problemas que eles mesmos criam por falta destes atributos em suas vidas particulares, por chegarem primeiro no Templo!!! Ledo engano!!!
Logo, entra muito pouca gente no Templo em relação ao número de fiéis presentes: os mal educados e os afortunados, ficando os demais de fora. Então, enquanto esperam para assistir a próxima Santa Missa, os romeiros tentam visitar a imagem de Aparecida.
Há uma entrada para um corredor que por erro de Administração vem outro corredor da Igreja formando um "T". Só que, os mal educados que já brincaram de assistir a missa, passam na frente de quem quer ver a imagem como um rolo compressor!!! Ao final do "T", há um aclive em "U". Passadas as dificuldades de entrar no aclive, já pouco acima, no nível superior, pude observar abaixo, os vândalos em grupos, travestidos de fiéis, empurrando e se esfregando nas moças e senhoras que estavam à frente.
Um espetáculo digno da Rua Major Sertório em São Paulo...dentro do Templo!!!
Finalmente, cheguei à imagem e até coloquei um pedido a uma pessoa enferma, não aos pés da Santa. Não se pode mais chegar a ela graças aos vândalos citados e seus pares antecessores! Em um canote com um buraco, a dez metros de distância, porque a Santa, pela Administração da Arquidiocese (e com razão) deve ser preservada e está tão distantes do POVO quanto os organizadores. Aos empurrões, com minha filha à frente, sai do local e fui empurrado para o Templo. Pensei em orar pela enferma enquanto esperava próxima Santa Missa. Minha filha também tentou... Impossível... Não naquele momento!!!
Entre uma Santa Missa e outra, entram Padres que transformam o Templo, em um espetáculo circense, digno desses circos mulambos de periferia, falando mais que devem, fazendo piadinhas e impedindo assim, o contato dos fiéis com DEUS! Afinal, precisam aparecer na televisão!!!
Irritado, quando deveria estar em paz, dirigi-me com minha filha ao páteo, já que não consegui orar, já avistando outra caravana oriunda de São Paulo com o Bispo à frente e, mais gente ainda!!!
Afastei-me e resolvi ir ao erroneamente chamado de centro de Conveniência (Quando o nome deveria ser Centro de Inconveniência) com a intenção de retornar mais tarde e tentar um contato com Deus. Ainda não havia conseguido assistir a Santa Missa, embora tenha chegado aproximadamente às 05:30H, já sendo quase meio-dia, tanto eu, bem como minha filha, só haviamos tomado um chocolate com leite, resolvemos almoçar.
No centro de inconveniência, no espaço de dois, tem obrigatoriamente de caber cinco. Sim, Porque ali soma ao excesso de Romeiros, os moradores da cidade que não tendo o que fazer, nem compromisso católico, vão para a aglomeração cujas me são desconhecidas.
Nos poucos Sanitários e, graças ao número de visitantes, quem estiver com urgência de urinar, vai acabar urinado nas calças!
Dirigi-me a uma barraca que anunciava comida Mineira em térmicas, expondo belas comidas na vitrine e uma multidão a frente! Abriu-me o apetite só de olhar!!!
Como a fila do self-service estivesse muito grande e, minha filha já havia conseguido dois lugares em uma mesa externa, resolvi para meu desespero posterior, comprar refrigerantes e duas térmicas.
Bom! O refrigerante,quente. De comida mineira, nada tinha!
Mais parecia esses bandeijões expostos, servidos a R$ 6,00 (Seis reais) no Largo Treze, em São Paulo!!! Um verdadeiro lixo!!!
E com frango!!! Frango???
Arroz com gosto de isopor... Farofa com gosto de papelão... Feijão com gosto de coisa alguma... E frango? O frango com aquele jeitão que, frito desde quarta-feira, aguardou, sem sucesso, alguém pedir na quinta-feira, na sexta-feira ou no sábado e apareceu, então, um Otário para devorá-lo na fome de Domingo. (Fato que chamo a atenção da Secretaria Estadual de Saúde Pública, já que a Secretaria de Saúde da cidade não vai mesmo mexer com seus ganhos de impostos!).
Se você é um pecador e precisa expiar seus pecados, nada melhor que ir a Aparecida do Norte em uma Romaria.
Mas, não seja louco a ponto de levar crianças.
Estas, são puras! Não precisam ir!
Afinal, não tem pecados para expiar!!!

Ora, bolas!!!

4 comentários:

  1. Talvez o maior pecado seja daqueles que ficam olhando o pecado dos outros nao?

    ResponderExcluir
  2. O maior pecado é se omiscuir da responsabilidade de apontar os erros.
    Christo jamais foi omisso!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Guerreiro. e "la nave va" carregando as instituições religiosas em sua forme por cifras. Levando atrás uma multidão de enganados crentes mal educados ou não.
    O Mestre Jesus falou: se queres orar a teu Pai entra no teu quarto e no silêncio do teu coração faz a tua oração.
    Contradizendo assim o que hoje se dizem seus seguidores.
    Lembra da surra que Ele deu nos cambistas e vendedores do Templo?
    Mexeu na Economia da religião do seu tempo. Resultado o poder econômico religioso presenteou o Mestre com morte de cruz.
    Ai eu pegunto: qual a razão do teu sacrifício?

    ResponderExcluir