terça-feira, 10 de maio de 2011

Jornalismo investigativo. BOMBA!!!


Bom dia!!!
Um verdadeiro furo de jornalismo investigativo levou-me a relatar o que se segue.
Sempre tive o jornalismo no sangue. Embora não seja expert em jornalismo esportivo, segui meus extintos, abri mão de meus almoços e de minha atividade profissional e consigo um furo de reportagem que nem Milton Neves com toda a sua gama de informação conseguiria. Primeiro porque com todas as suas atividades, lhe faltaria tempo!
Após a homenagem que fiz ao Ronaldo em meu blog, recebi e-mails particulares.
Por extinto dois chamaram-me a atenção. De um Corinthiano e outro de um São Paulino. Meu sangue jornalístico aflorou-me. Tinha que tirar isto a limpo.
Detive-me primeiro no e-mail São Paulino que informava-me que o primeiro nome do Corinthians era Botafogo!
Não poderia colher informações corretas de um Corinthiano! Coloquei-me então, a cata de um São Paulino nato, pelo tempo ancião, porém lúcido, filho de um fundador do São Paulo FC e, ainda com o costume antigo “das histórias de pai-para-filho”. Tarefa árdua. Há tempos os homens nem conhecem seus pais. Encontrei um que me reservo no direito jornalístico de não revelar seu nome. Contou-me:
-”Meu pai dizia-me que o primeiro nome do Corinthians era Botafogo”. Entretanto, o Botafogo alugou o terreno de um espanhol para fazer seu campo. Já estava devendo seis meses de aluguéis e, o espanhol passou o cadeado no vestiário após um jogo deixando somente os jogadores saírem, prendendo bolas, uniformes, redes e apetrechos utilizados pelo clube. Sem os apetrechos esportivos não haveria mais clube.
Nessa época, o Corinthias da Inglaterra veio fazer uma turnê na América do Sul.
Alguém do clube teve uma idéia luminosa. Realmente luminosa.
Pediram ao espanhol para fazer uma reunião na “sede” a fim de promoverem uma coleta para quitarem os aluguéis atrasados. Foi consentido.
Assim que chegaram, puseram-se a vestir os shorts por baixo das calças e as camisas do clube por baixo da própria. As bolas esvaziadas foram colocadas por baixo das camisas servindo de “barriguinha de chopp”. Adotaram o nome do Corinthias da Inglaterra e, na semana seguinte estavam disputando partidas de futebol com o novo nome e jamais foram encontrados pelo espanhol que continuava procurando o Botafogo depois do golpe!
Encontrado o primeiro depoente, procurei o segundo (também me reservo no direto de não revelar) agora Corinthiano com as mesmas características que encontrei o São Paulino. Filho de Corinthiano da década de 50 e lúcido. E este relatou-me:
-“São Paulino não pode falar nada, pois meu velho pai me relatou que o São Paulo nasceu da dissidência do Corinthians. Eles queriam que o Corinthias voltasse a chamar Botafogo. Que Porfírio da Paz estava enganado. Que o São Paulo era formado pela dissidência do Corinthias fundido a dissidência do Floresta! Verdade?
Lembrei-me que na década de 50, a gola da camisa do Corinthias era vermelha!
Então vamos aos fatos:
Primeiro: o estatuto de criação do Corinthias é Tricolor !!! Está lá!!! Criado sob as cores branca, preta e vermelha..
O “Alvi-Negro” do Parque, só passou a existir depois que Luis Alonso Perez, o técnico que mais títulos deu ao Santos, foi dirigir o Corinthias, depois de rápida passagem pela minha Briosinha.
Segundo: Para contar a história do Corinthias com tanta riqueza de detalhes (o espanhol, o campo, a retirada dos uniformes) o Pai de meu informante, só poderia estar presente e ter participado da operação “resgate”!
Terceiro: O São Paulo nasceu com as três cores. Coincidentemente, com as cores do Botafogo de Ribeirão Preto fundado a 12 de outubro de 1918. O São Paulo Futebol Club só foi fundado em 27 de janeiro de 1930 com as mesmas cores!!! E, também as do Corinthians!!!
Quarta e última Prova. Incontestável! O Hino do São Paulo!!!
Composta por Porfírio da Paz em 1935:
“As tuas glórias, vem do passado!!!”
Vem do passado! Incrível! Vem do Corinthians!!!

Sei que geneticamente de um bicho com um traço físico seria impossível nascer de outro diferente. Um elefante não nasce de uma avestruz. Mas, sabemos que a natureza vez por outra prega peças e, são criadas aberrações.

E desta vez... somente essa vez, a aberração aconteceu!!!
Nasceu um Bambi, de uma Gambá!!!


Ora. Bolas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário