domingo, 13 de fevereiro de 2011

Enchentes em São Paulo II

Boa Noite!!!
Em minha última publicação, afirmei que a falta de compostura da população, acaba permitindo a corrupção política.
A priori, você não cria um bairro estruturado de um terreno invadido e, montado barracos a revelia.
Por outro lado, população saudável, não se desenvolve em um local onde a rede de coleta de água pluvial seja interligada a rede de coleta de esgotos. Porque mais cedo ou mais tarde, pelos motivos explicitados naquela publicação, vai haver enchente.
As redes de coleta de águas pluviais descarregam na rede de esgoto toda sorte de detritos, retirados das calçadas sarjetas e leitos carroçáveis pela chuva e por esta despejado nos bueiros. Assim, as redes de águas pluviais, acabam recebendo de retorno as águas da rede de esgotos quando há um bloqueio de fluxo. Ora, com a cultura de formarem-se favelas as redes são construídas as pressas em vésperas de eleições no “vai-da-valsa”. Não se dança mais, mas, assim se toca obra.
Nos meados do século passado, as tubulações entre bueiros, possuíam diâmetro entre 300 e 600 mm. Se havia algum ponto de alagamento em bairros urbanizados, eram detritos depositados pelas chuvas nas “bocas-de-lobo” (bueiros). Logo um iluminado teve uma idéia genial. Se as peças do meio fio fossem instaladas cortadas permitindo a passagem desses detritos para o interior do bueiro, não haveria alagamento de rua.
Duas vantagens. Primeira: contratação de obra para substituição das peças do meio fio. Segundo: contratação de obras para refazer as tubulações obstruídas por essa prática irresponsável que atinge o poder Municipal em todo País. Como quem manda é o prefeito e não o engenheiro (ou secretário de obras) das Prefeituras e, as dívidas de campanha necessitam ser quitadas, essas aberrações são encontradas em todas as cidades do País. Menor custo seria a contratação de fiscais que autuassem os “Sujismundos” em todas as cidades.
Também, (Pasmem!!!) as empreiteiras agora, resolveram substituir as tubulações com tubos plásticos, (facilitado por este relacionamento “amplo, geral e irrestrito, de prefeitos com empreiteiros”) corrugados, que a pequena distância não me parecem chegar a 6”(seis polegadas). Algo em torno de 15 cm. Logo, a areia, os copos plásticos, o papel, os restos de obras e os detritos retirados do leito carroçável com o atrito dos pneus dos veículos, tudo vai parar no bueiro e na tubulação, incluindo Pet’s de todos os tamanhos (sim, porque nada disso é retirado, já que o empreiteiro da limpeza urbana, também é amigo do prefeito e, seus funcionários passam pelos meio-fios, preguiçosamente com o cabo do “vassourão” debaixo dos braço, pouco se importando com o que fica para trás e nas calçadas) para provocar novo entupimento, favorecido pelas rugas das tubulações e pela genial idéia de abertura no meio-fio.. Ótimo!(para o empreiteiro, é lógico!) .Mais contratação! Dinheiro desperdiçado em todas as cidades que poderiam muito bem, estar melhorando a saúde, a Educação e os transportes.
Não avisei no artigo anterior que com seus maus costumes, você favorece a corrupção local? Ou você acha que os serviços contratados pela prefeitura, custam à mesma coisa quando você contrata um profissional para fazer serviços na sua casa?
Percebeu agora que parte da “sujeira” da política é aquela que você produz e joga na rua? Então, preste atenção!
Ora, bolas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário