segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mutretas e Maracutaias.

Boa noite!!!
Cá estou de volta (como diria o meu amigo Lusitano), após longas, prolongadas e merecidas férias de 07(sete) dias, mais o feriado, depois do embate eleitoral, onde por necessidade de momento, deixei de discutir o País e, tentei evitar que um mal maior fosse concretizado. E o foi.
Aproveitei para neste tempo que não daria para viajar, descansar, assistir um pouco de Esporte,  atualizar-me e, até tomar umas Caipirinhas, afinal não sou de ferro.
Observei no esporte e não na arte a imitação da vida. O Esporte imita a vida.
A possível vitória do Alonso na  Fórmula 1, (se concretizada), a vitória da Seleção da Rússia sobre a Seleção Brasileira de Vôlei (concretizada) e a vitória do "Curíntia" sobre o Cruzeiro (concretizada), não passaram de embustes. São entre tantos, exemplos claros do Esporte hoje.
A Ferrari, continua fazendo com Massa, o que fez com Barrichelo. O juiz coreano que em meu tempo de várzea era alcunhado de soprador de apito e deu dois pontos para a seleção russa tão arrumados quanto a partida de futebol citada, fatos que já merecem um cuidado especial das autoridades. O "Trambique" está tomando conta do Esporte de forma Internacional, mostrando que, assim como na política, o problema não é das Associações, das Coletividades, das Corporações. Está sendo transportado à elas, os defeitos da Sociedade pelo tipo de caráter que os seres humanos lá introduzidos, têm. Ou a falta dele.
Não enxergo a curto prazo, solução para esse problema. A Sociedade Internacional está corrompida, irresponsável e incompetente. Só competente na malandragem.
Se os países de primeiro Mundo, não conseguem conter a deterioração da Sociedade, é querer muito que um País que já foi Terceira potência do Mundo e com a moeda mais forte (ao tempo do Império), já foi a 7ª potência econômica (ao tempo da República das Bananas) e é agora a 8ª (ao tempo do "Salvador da Pátria"), possa solucionar este problema de forma racional. Já ouvi antes de um sociólogo: -" Precisamos recriar a sociedade brasileira".
Seguimos o mau exemplo do Mundo, tornando-nos o País da Maracutaia, do Oba-Oba, da irresponsabilidade, da lei de Gerson, da picaretagem, das falcatruas. É óbvio, claro e ululante. O cidadão (que também perdeu o civismo) leva consigo onde for, todos os defeitos da sociedade.
Hoje, o Sr. José - que fazia encomenda de material com um papel amassado e, assinava a lápis e, recebia duas horas depois, um caminhão de mercadorias na porta de sua obra - só vai ficar na lembrança. Saudades do tempo em que caráter era representado pelas Calças que o HOMEM usava. E, ao que parece-me, um tempo cada vez mais distante. Tão distante que parece jamais ter existido!

Ou desperto este Pais, ou o perigo que espreita no horizonte será inevitável!!!

Ora, bolas!!!

2 comentários:

  1. Concordo Guerreiro,,,
    Hoje passamos por um momento na vida que honestidade é uma "qualidade" e não uma VIRTUDE FAMILIAR que aprendemos com nossos pais,que por mais dificil que seja a vida aprendemos que honestidade faz parte de nosso carater,vemos como ancora dos mais conceituados jornais da tv brasileira episodios como aquele que o policial aposentado achou uma conta c/ o dinheiro e foi pagar e depois levou até a cidadã que tinha perdido, ou aquele caso do gari que achou o dinheiro da lotérica em uma sacola de lixo e devolveu p/ o proprietario,e ainda aquele que achou uma maleta de dinheiro no aeroporto...e muitos, eles são materia de exclusividade em horarios nobres no tele jornais,simplesmente pelo motivo de ser cada vez mais extintas essas pessoas...
    Honestidade hoje deixou de ser fio de bigode....

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo!!!

    Não acredito em virtude, tampouco em qualidade quando se trata de honestidade. Isto é o normal... É Obrigação!!!

    Se pedissem para que eu escolhesse três motivos de orgulho em minha vida, escolheria os três maiores motivos entre tantos. Um, ser filho do "Seu" José. O outro, o "Seu" Odilon ter-me permitido ser seu genro. O terceiro, a minha prole. Não existe no mundo inteiro, alguém com tanta sorte!!!

    Um Forte Abraço!!!

    ResponderExcluir