quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os Encantos de Nosso Futebol


"Ai, o homenzinho de preto deu um apito e, aqueles vinte e dois grandalhões de shortinho que brigaram noventa minutos prá ficar com a bola, largaram a bola lá, abandonada.
Eu, fui lá peguei a bola, já que ninguém quis, chegou um polícia e me levou em cana"...         
(Em memória, ao grande humorista, José de Vasconcelos).

Boa noite!
Não costumo comentar futebol, a não ser em galhofas.
Prefiro política. É mais engraçado já que o político brasileiro é uma piada.( Embora sem graça)!
Mas, acabo de assistir um jogo de dois campeões. Guarani vs Santos.
Hoje, O Guarani de Campinas, se tiver dinheiro para manter o elenco, pode com segurança, enfrentar e vencer, qualquer equipe Sul americana e, até, algumas idolatradas equipes mundiais. Basta contratar um ou dois reforços de qualidade.
Venceu, o Santos (Como com um pouco de sorte, poderia ter vencido o Guarani).
Nas duas partidas, já que na segunda, o 3x2 selava a sorte do "Bugre", decorrido o tempo em que o time de da Campinas de Guilherme de Almeida (Se você não sabe quem foi está na hora de ler mais. Eu ainda tive a sorte de acompanhar sua obra quando ele estava ainda, vivo!), esmoreceu e aí veio o quarto gol do time da terra dos irmãos Andradas (Ah! Você também não sabe quem é leia a frase acima entre parêntesis).
Bem, assisti uma disputa limpa (Os políticos deveriam tem assistido para aprenderem alguma coisa útil).
Dois zagueiros de área, Gigantes. De um lado, Edu Dracena. De outro, Domingos (Porque lhes falta uma convocação para essa medíocre Seleção Brasileira, do medíocre Mano Menezes é uma incógnita).
E, o time do Guarani provou que é possível sim, marcar as estrelas do Santos, jogando na bola, de igual para igual, sem as palhaçadas e as patifarias, promovidas por clubes Sul americanos(E alguns amontoados de jogadores nacionais, erroneamente denominados times, abaixo da crítica que, não entendo o que estão fazendo na Copa Libertadores, anualmente, enfrentando o Corinthians, o Santos, o Inter de Porto Alegre, o Grêmio, o Cruzeiro, o Palmeiras, o São Paulo, o Vasco, o Flamengo, o Botafogo Carioca etc., etc.. Um amontoado de açougueiros castelhanos, desfilando sua ruindade com a conivência criminosa dos sopradores de apito Sul americanos.
Na violência, já perdemos grandes craques, precocemente. Zico, o próprio Romário, Ronaldinho, entre outros, estiveram afastados do campo de jogo por entradas violentas de "pernas de pau" travestidos de jogadores de futebol, com a conivência de, sopradores de apito travestidos de árbitros de Futebol!
Alguns desatentos vão afirmar que Ronaldinho machucou-se sozinho. Todas as TVs mostraram.
Não! Ronaldinho foi vitima da violência anterior, cometida dentro de campo por açougueiros e, fora de campo por preparadores físicos que querem no exterior, transformar jogadores brasileiros em brutamontes.
Estão, todos os jogadores que participaram dos confrontos dos dois últimos Domingos, de parabéns.
Ressuscitaram o nosso futebol-arte. E, também, a arbitragem. Porque quando não se percebe que existe juiz em campo é porque está conduzindo muito bem a porfia!
O Título de Campeão Paulista (tri, porque foram consecutivos) caiu muito bem e merecidamente ao Santos.
Mas, não cairia menos bem e, merecidamente, ao Guarani.
Ganhou o futebol Paulista! Ganhou o futebol Brasileiro!
Um futebol digno do centenário de dois clubes Campeões!
Afinal, algo para se elogiar neste País!

Ora, bolas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário