segunda-feira, 7 de maio de 2012

Os ditados de D. Amélia

Como dizia minha vozinha(Onde está a crase, o agudo,a interrogação, o circunflexo, a reticencia): “- Costura teu pano que dura mais um ano!”


Boa noite!!!

Foi com pena do meu velho “museuzinho”, como chamo carinhosamente meu notebook, companheiro “guerreiro” da Coluna, há tempos, presenteado por uma pessoa amiga e, ao vê-lo hoje, alguém pode pensar que quando Cabral descobriu o Brasil- ou, tomou posse, (Como queiram), tentou vendë-lo ao primeiro cacique que encontrou e quase morreu espetado. Entretanto, graças a esse “guerreiro”, companheiro inseparável de tantas batalhas, tenho conseguido externar em palavras, o que se passa em minha mente. Agora cansado e muito lento, já não consegue acompanhar a velocidade dos tempos modernos de internet. Imaginei que seu nome foi trocado. De Toshiba para Manoel ou Joaquim e, que fabricado em Portugal, já que ultimamente não se apresentava com memória. Só, uma vaga lembrança!
Assim resolvi presenteá-lo com uma memória nova. Quem sabe de uma giga ou, uma e meia. Seria como um transplante cerebral para um idoso senil. Qual o que(cade o circunflexo)!
Foi feita a limpeza, removidos vários arquivos hoje inúteis e oxidados. Mas, dois problemas. Não mais existe memória no mercado para o meu velho Caminhas. Tem que ser encomendada. Pior. Meu teclado voltou desconfigurado e tive que adivinhar onde estavam os acentos gráficos. Os que não achei acabam ficando sem, ou inadequados.
Mas, fiel ao meu companheiro de luta, assim mesmo encomendei uma. Mesmo no calor das batalhas, jamais abandono um companheiro. Assim, em secenta ou noventa dias meu Toshiba estará novinho em folha, pronto para novas batalhas.
Devo, então, escrever minhas linhas.
Não vou escrever mau traçadas linhas, plagiando o grande compositor, porque, escrever “mau traçadas linhas” seria perder o meu tempo e tomar o seu que, com certeza, deve ter coisas mais importantes a fazer. Seria, então melhor não escrever.(Oh! Português! Oh! Língua Pátria).
E por falar em Lingua Pátria, uma grande rede de televisão, a terceira, lançou um programa apresentado por um desses apresentadores de programa tipo “ mundo cão”, com o nome Ficar Em Pé ( Acabei de achar o acento agudo!). O que me deixa deveras estupefato, é o fato de uma emissora possuir a obrigação jornalística (Acabei de achar o “c” com cedilha!) de informar e não destruir nosso idioma. Pior ainda, uma emissora possui: Produtores, Diretores, Apresentadores, formados em Faculdade de Comunicação(sic!). Eu, não consigo ficar Em Pé. Ninguém consegue! O máximo que consigo é ficar De Pé como o brasileiro que não for deficiente físico!
É bem verdade que tivemos um líder que por ser semi-analfabeto, autorizou a mutilação de nossa gramática (Uma caneta na mão de quem não sabe escrever, só assinar o nome, pode transformar-se em uma arma!). Agora, pode haver mais aprovações no Prouni.
Por falar em arma, não só a caneta. Mas, a Presidência da Federação Paulista de Futebol, também!
Guarani e Santos completaram cem anos.
Os dois clubes na final do Campeonato Paulista, foram impedidos de festejar a conquista do Campeonato em seu Estádio.
Fosse em Campinas, quem sabe, o Guarani já tivesse garantido o Título de Campeão. Ou, ainda o Santos F C, poderia ser Campeão em seu Estádio. Isso foi uma maldade com as torcidas dos dois clubes que legitimamente tiveram seus Estádios previamente (Não sei onde foi parar a crase) aprovados para disputar o Campeonato da Federação.
Só se a intenção era ajudar o São Paulo com o aluguel!
Por falar em São Paulo, parabéns ao técnico Leão que, com um elenco com nível futebolístico abaixo da média fez uma campanha fabulosa! Pelo menos é um técnico honesto!

Ora, Bolas!!!

Um comentário:

  1. O que aconteceu foi o seguinte...a Federação Paulista fez as pazes com o São Paulo. A CBF também após a saída de Ricardo Teixeira. Então, como sempre acontece, tinham que dar um agrado ao novo amigo. Então recebem o aluguel de dois jogos da final...é justo? Não é. Mas isso é Brasil então, tudo muito normal.
    Agora um colega meu são-paulino veio me falar que o Guarani foi prejudicado por jogar no Morumbi. Perguntei porque, ele respondeu que jogar no Morumbi era mais vantajoso ao Santos.
    Só pude sorrir e entender a lógica dele. Está tão acostumado que o Morumbi é palco de festa santista que até esqueceu que o estádio não é nosso.

    ResponderExcluir