terça-feira, 28 de junho de 2011

Alô, Abílio! cadê o CADE???

Bom dia!!!

Realmente, "Seu" José era um Gênio.
A cada dia acontecem coisas que previa na década de 50.
Lembro, quando disse a D. Alice (para quem não acompanha meu Blog, "Seu" José era meu Pai e D.Alice minha Mãe):
- ”Apesar dos preços do mercado ser menor, procure comprar no empório e na mercearia".
Nessa época acabava de instalar-se na cidade o Supermercado Festival, transformado posteriormente em Pão de Açúcar mais tarde. (Muito jovem, não posso afirmar se comprado ou se simplesmente trocou de nome).
E argumentava:
- "Entendo que eles devam ter um forte poder econômico. Vão bancar as mercadorias a preço de custo até que todos os Empórios e Mercearias estejam fechados”.
Depois, vão vender produtos aos preços que quiserem, além da distância que estarão instalados. Vão empacotar mercadorias com grandes rótulos encobrindo a qualidade dos produtos, além de concentrarem em grandes galpões seus estoques. Aí, adeus alimento fresco.
Vamos pagar caro, alimentos de baixa qualidade e, ainda teremos que ir longe para comprá-los.
Depois, quando só eles existirem, uns irão associar-se aos outros, para impedir que a concorrência provoque a baixa de preços. “Pagarão salários aviltantes aos seus poucos funcionários, já que não precisarão de muitos, porque o povo vai ter que servir-se e, amarrarão os consumidores porque todos serão obrigados a só comprar com êles”.
Que Gênio! Fez essa afirmativa nos anos 50, há quase sessenta anos!!!
Assistindo, hoje, a imposição do poder econômico sobre o povo, afinal o Grupo Pão de Açúcar, detém hoje seus ex-concorrentes, Peralta, Barateiro, Jumbo-Eletro, que simplesmente desapareceram. E, ainda estende seus tentáculos econômicos sobre o Assaí, o Compre Bem, o Extra (ex-Peralta), Ponto Frio e Casas Bahia, forma uma rede de controle de preços que se antepõem a preço baixo, ou pelo menos justo.
Agora, querem também o Carrefour.
Ora, tendo o controle total do fornecimento, também terão o controle total do oferecimento de preços ao consumidor, não restará a este, senão pagar o que o Sr. Diniz quiser e bem entender. Isto é Cartel, em uma Evolução do Monopólio (Diz-se: Cartel Monopolizado)!!!

Temos um Governo e um tal de Cadê. Cadê??? Temos, mesmo???
Governo e o Cade estão soletrando a estrofe do Hino Nacional "Deitado eternamente em Berço esplêndido. Ao som do mar e a luz do céu profundo...", lembrando de leve aquela piada marota, do garoto que queria entender de Educação Cívica.
É uma verdadeira vergonha, este País permitir, o esmagamento da concorrência em um setor vital da economia, interferindo diretamente sobre os gastos obrigatórios dos trabalhadores, visto já estarem obrigados a receber, esse salário, humilhante, aviltante e desmoralizador, aprovado por esse Bando que desgraçadamente seqüestrou este País, chamado erroneamente de classe Política, se bem que classe é coisa que passou bem distante dessa Corja.
E, agora?
Agora é esperar que esse Povo adquira juízo, pare de fazer palhaçada em eleições, deixe de vender seu voto em troca de bolsas "freqüenta escola" ou por "Bolsas Farelos" e deixe de investir Fernandos e Luizes (por que nunca foram Guerreiros), em cargos cuja investidura é infinitamente maiores que os investidos.
Quem sabe, a próxima geração possa devolver o caráter, a altivez e a dignidade perdidos com o fim do segundo Império! Porque esta está irremediavelmente perdida... Alimentada pela Lei de Gerson.

Ora, Bolas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário