segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"Cada povo tem o Governo que Merece"Parte I


              Rui Barbosa                    *Salvador, 5 de novembro de 1849
                                                   + Petrópolis, 1 de março de 1923

Boa noite!

É claro que Rui Barbosa citou Joseph-Marie de Maistre! 
A controvérsia é se o fez  na eleição de 1906 quando como candidato a         presidência da República do Brasil e recebeu míseros 207 votos ou, se quando quatro anos depois, apoiado por São Paulo, contra a candidatura do Mal. Hermes perdeu novamente com a expressiva votação de quase 234.000 votos para aquele que a história classificou como o pior Presidente da 1.a República. Pior que ele, só Sarnei ( para mim é verbo) e Collor.
Em relação às hipóteses eu fico com a segunda. O que prova que no País, o Povo sempre votou muito mau e,  ainda fica feliz por ter votado no candidato vencedor.  A partir do ponto que votou, o escolhido passa a Semi-Deus, aprovando os desmandos e, pior. Para encobrir a besteira que fez, justifica todos os descalabros do escolhido. Até o hediondo desvio do Erário Público. Ouvi de um estolto destes, no dia da eleição em  São Paulo: “-Os outros já roubaram bastante,  agora vou deixar este roubar um pouco também”.   E votou no candidato que venceu!
Analisemos o candidato Haddad.
Um péssimo ministro  da educação. Sua atuação igual a descrição. Com letras minúsculas. Sem programa, alçou-se ao segundo turno "espinafrando" Celso Russomano como único atributo, se é que isso é atributo. Sem programa, passou a campanha do segundo turno com  um enorme vazio de promessas e equívocos de idéias e afirmações vãs de como iria proceder no comando da Prefeitura. Como Lula, “bom de bico mas, não come alpiste”. Ainda assim, ganhou as eleições.
Uma coisa é certa. São Paulo, agora, só terá que se preocupar com os ataques do PCC, nas eleições Estaduais. Nas do Município haverá paz. Resta o rescaldo da guerra de toda eleição.
Até aquela senhora(sic), cujo único atributo é o sobrenome do ex-marido, vem público agora, dizer que ganharia em São Paulo. Muito provavelmente, poderá ganhar eleições para a Câmara Municipal, Estadual e até para o Congresso. Para a Prefeitura e Governo  Estadual , graças a Deus, nunca mais.
Exagerei. Nunca mais, é exagero. Não é bem assim. Porque  São Paulo gosta de emoções fortes. Vota bem uma eleição e brinca de votar na outra, quando tudo está entrando nos eixos, elege qualquer parnapatão, só para ter o trabalho de arrumar tudo, depois. São Paulo gosta de trabalho. Já elegeu aventureiros, totalmente despreparados para assumir a Prefeitura; então elegeu sempre intercaladamente, Erundina, Pita,  a que usa o sobrenome do ex  e,  agora só para não fugir a regra, Haddad.
Bem ao contrário de Santos, berço físico e político da Nação através dos irmãos Gusmão, Andradas e Jose Feliciano Pinheiro. Ex- colônia portuguesa,  ainda sabe brincar,  jocosamente: “Errar é humano. Persistir,  Luzitano”.
   Erraram em eleger o PT  na década de 80. Nunca mais o Pt ganhou em Santos, nem jogo de "porrinha". Na última eleição, deram de uma vez só, uma surra,  na ex-prefeito  candidata do Lula. No ex-prefeito, candidato  do Maluf e, por tabela no candidato do Temmer. E também no candidato de Eduardo Campos. Já no primeiro turno! Para não correr riscos!
  Um saco de gatos, que você puxa o rabo e não sabe o gato que vai sair.
 Lá é assim:  Partido, sacaneia uma só vez.
        Santista nasce guerreiro, culto e politizado!
     Ora, Bolas!

2 comentários:

  1. Bem, acho que a análise dessa eleição está como sempre está, como sempre, bastante partidária. É só pegarmos os artigos do último ano e vários do ano passado que se vê que o problema aqui é o PT. Já o PSDB é sempre polpado das críticas. Alckmin é eleito governador e reeleito: o povo sabe votar e não quer o PT. Aí o povo elege uma presidente e um prefeito do PT: o povo não sabe votar por isso elege. Será que é tudo tão simplista assim? Será que o povo não elege presidente do PT porque não quer mais o PSDB na presidência porque cansou do mesmo no comando do país pela própria incompetência e roubalheira do mesmo sempre ignorada por esse blog? Assim como o senhor afirma que o povo mantém o PSDB no governo do Estado porque cansou do comando petista tendo a experiência de São Paulo? Eu sinceramente analisando os candidatos de São Paulo vendo um ex ministro da educação incompetente, um candidato a tudo que sempre abandona seus mandatos mesmo com documento em cartório assinado por ele mesmo se comprometendo a não abandonar seu mandato como governador para concorrer a presidente, um outro candidato que deixou a mulher morrer sem atendimento e preferiu filmar ao invés de tirá-la de lá, com certeza no primeiro turno meu voto seria da Soninha e no segundo turno, entre o Petista incompetente e o PSDBista não cumpridor de mandato e inaugurador de maquete, talvez preferisse votar no incompetente. Porque o Sr. José Serra provavelmente não terminaria seu mandato e quem sabe inauguraria umas boas maquetes em São Paulo também. Não foi o Haddad que ganhou, foi o Serra que perdeu. Será que agora que o julgamento do mensalão é uma realidade, acabaram as eleições e os ataques do PCC continuam vou conseguir algumas realidades que são sempre ignoradas pela coluna? Por exemplo: o caso do PCC tomou essa proporção sabe porque? Porque desde o primeiro grande ataque o comando da PM e o governador do estado ignoraram o PCC, disseran que havia uma glamourização do PCC e está aí, policiais morrendo no estado todo. Acabaram as eleições e os ataques continuam e vão continuar! Muito desse sangue está nas mão do comando da PM e do Governador do Estado. Será que alguma linha será escrita? O mensalão do PSDB, iniciará o julgamento agora e até ao STF impressiona a semelhança ao mensalão do PT. Será que algo será escrito aqui? O mesmo Marcos Valério envolvido, o mesmo Banco Rural, será que alguma linha agora será escrita? E os contratos e ligações de Carlinhos Cachoeira com o Governo do Estado de São Paulo e com o Prefeito de São Paulo com Kassab através da Delta sob investigação será lembrado? Ou novamente só o PT será lembrado por aqui porque sei tudo sobre as falcatruas do PT porque sempre são lembrados por aqui mas o PSDB aqui parece um partido de monges...
    E para completar, os santistas elegeram sim o PT com a prefeita Telma nos anos 80 e depois repetiram a dose com o Capistrano o que se mostrou um grande erro, mas não haveria como adivinhar isso já que havia sido um excelente secretário da saúde, comandando uma revolução na saúde de Santos. Depois se seguiram Beto Mansur e Papa, o que mostra que talvez o santista não seja tão politizado assim. Voto e votei Telma de Souza sempre, já que o único fato relevante que ocoreu na cidade nas últimas décadas foi no governo da mesma. O terminal de ônibus que integrou a Zona Noroeste ao restante da cidade. Valorizando e trazendo desenvolvimento para uma região sempre esquecida por todos os prefeitos da cidade, uma gestão que mudou a saúde da cidade e que sem privatizar, transformou Santos com uma frota de ônibus que chegou a estar entre as dez maiores do país, superando até capitais. Torço por Paulo Alexandre Barbosa porque moro aqui. Espero que faça uma prefeitura melhor que seus antecessores que só maquiaram a cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sponderExcluir
      Guerreiro18 de dezembro de 2012 17:57

      Faço questão que você, continui a questionar-me. Pelo menos prova que você é politizado. Alguns processos precisam ser discutidos a fundo. Entre elês o dividendo do erário público investido nas campanhas.Os conchavos. o tempo no horário gratuito e a ignorância popular. Esse, ora eleito chegou ao segundo turno fazendo fofocas daquele que viu a mulher morrer sem tomar providências. Não fosse os ataques do incompetente ex ministro da destruição da Educação, provavelmente seria eleito. Não por ter feito alguma coisa útil como político. Estranhamente, apoiou a campanha de seu algoz. Hoje está contratado pela emissora da qual faz parte o Sr. Crivela. Quanto a D. Telma, deixou Santos como aquela que usa o nome do ex, deixou S. Paulo e Lula deixou o País. A única coisa que havia nos cofres, eram teias de aranha. Leia a parte III de "Cada povo tem o Governo que merece" e certamente com sua perspicácia, vai fazê-lo entender.
      É obvio que sempre quis que assalto ao erário público fosse considerado crime hediondo e com pena de morte seja do politiqueiro que for e qualquer partido a que esse corrupto pertença. Mas, se não pegarmos os ladrões maiores, jamais chegaremos aos menores. Temos que acabar com esses maus exemplos aos jovens. Gente que não estuda, não trabalha e vence na vida a custa de trambiques, roubos e corrupção. Os brasileiros precisam acabar com esse entendimento que roubar seja inteligência. Não! o Ladrão (esperto)destrói. O inteligente, constrói. E, cá entre nós, desde 1500 quando Cabral aqui aportou, "nunca antes na história do Brasil" (sem plágio) o País foi tanto iludido, roubado e, o povo feito de idiota com tanta mentira paga em uma mídia covarde e conivente, tanta desfaçatez e tanto roubo. Nem o Plano Real (que não foi feito por Fernado Henrique)aguenta tanto disparate. Por isso pode esperar um desemprego em massa após o dia primeiro de Janeiro. Isto é reflexo de uma política que premia ladrões ou, vagabundos de um lado, tributando a força de trabalho na outra ponta. Quanto aos ataques do PCC que acontecem no Brasil inteiro e a mídia corrompida só mostra em São Paulo, se os Governos Federais consecutivos e incompetentes tivessem feito a licão de casa nos últimos dezesseis anos, São Paulo não estaria tranformada em lata de lixo do País. Quanto aos políticos, de todos os partidos, depois de tudo que assisti nos últimos sessenta anos, só acredito numa Democracia com Três Poderes efetivamente fortes: O Exército, a Marinha e a Aeronáutica.
      Agradeço a colaboração
      Guerreiro

      Excluir